sexta-feira, março 17, 2006

notas e apontamentos (2)

Ela está morta e talvez mais viva do que nunca. Continua sentada lá, no mesmo banco tosco, um banco como já não há. O resto continua vazio. Os movimentos quase não existem, apenas um leve sopro na cauda do vestido de vez em quando. Principalmente quando fala, principalmente quando o ar quente da sua voz me chega aos ouvidos.
Tenho a certeza de que a conheço. Ou já ouvi falar de mulheres assim. Disseram-me que pertencia àquele lote de mulheres frívolas cujo único poder (talvez avassalador) more exclusivamente na sensualidade. Eu não acreditei. O seu discurso é demasiado bem fundamentado para a epilogarmos de frívola. Quanto à sensualidade é verdade. Talvez seja um dos seus poderes…
Das confissões que me faz tudo parece chegar como uma certeza absoluta. Parece não ter dúvidas sobre nada. Parece saber que fez a análise correcta do passado. Assume com coragem os seus erros e omissões, bem como as opções que a conduziram à felicidade ou ao desespero. O seu monólogo, ou diálogo porque fala comigo, corresponde ao de alguém que leu o livro essencial e que, depois dele, um outro qualquer, será sempre um pormenor sem importância. Fala-me com a certeza de saber o que diz, não hesita nunca. Uma segurança quase cruel, um dogma que por vezes me assusta. Por baixo da sensualidade habita nela uma mulher austera… e uma mulher austera dificilmente pode ser considerada frívola.

2 comentários:

Lu disse...

Querido, normalmente pessoas como essa mulher passam desapercebidas, embora, algumas pessoas desejassem não (re)conhecê-las... é alto o preço que se paga por ter asas, mas ainda assim, acho que vale a pena.
Beijos

Vítor Leal Barros disse...

talvez não se tenham ainda apercebido da sua presença... ainda bem que tu já lhe descobriste o caminho

um beijo enorme