sexta-feira, outubro 06, 2006

obrigado Fátima... obrigado Luís!

(foto de Luís Monte) Seagram Building, 1958, New York, EUA, Mies van der Rohe

A Fátima e o Luís estiveram em N.Y. na última semana. Como são pessoas generosas lembram-se sempre dos amigos e eu fui um dos contemplados com as suas traduções de carinho e amizade. O Luís fez-me o favor de fotografar o Seagram Building, um edifício que eu gosto bastante (para não dizerem que eu não gosto de torres e que a tipologia é bode expiatório para os problemas da arquitectura, como o quiseram fazer crer numa conversa sobre o tema que se desenvolveu nalguns blogues de arquitectura). Eu questiono se hoje em dia faz algum sentido construir em densidade, questiono também a quantidade astronómica de energia e os custos elevados necessários à sobrevivência de edifícios com estas características, numa era em que sabemos que os recursos energéticos fósseis se esgotam e a tecnologia para o aproveitamento das energias renováveis não está tão desenvolvida como pretendíamos. Em 1958, e reafirmo, em 1958, um edifício desta natureza no centro de Manhathan fazia todo sentido, e hoje fá-lo como legado da história da arquitectura do séc. XX.. Agora levanto a questão, faz algum sentido construir um edifício com estas características em Basileia, na Suíça, em pleno séc. XXI? (Cá para nós, se tivesse metade da elegância do Seagram ainda argumentaríamos... assim, façam-me o favor!...) Se me perguntarem o que penso sobre o edifício na foto em cima, digo simplesmente que o considero fantástico (por mil e um motivos que se fizerem questão eu explico num outro post), se me perguntarem se isto faz algum sentido nos dias de hoje, eu mantenho a minha: Não! É idiota! É absurdo! (por muitas razões que eu também posso explicar, se quiserem).

6 comentários:

frosado disse...

Foi com muito prazer que te fizemos isso. No teu magnífico blog a foto ficou muito bem, mas, e eu sou suspeita, o Luís Monte é um grande fotógrafo! :))

Vítor Leal Barros disse...

é sim senhor

Lu disse...

Noooossa, que presente mais lindo, meninos!!!
;o)

sónia VIEIRA disse...

uma merecida e excelente foto do trabalho de um grande arquitecto.

Elegância assim, de agora, é difícil de constatar

AM disse...

Muito bom... e fico a espera das outras postas :)

Unknown disse...

Concordo com a sua opinião, deste post, agora, eu gostaria de saber mais sobre o Seagram Building, estou fazendo um trabalho detalhado dele, mas está complicado, ja que mesmo na FAUSP vc tem um acervo limitado sobre este edificio, eu sou estudande de arquitetura e urbanismo, se você pudesse me mandar algumas da informações sobre o Seagram Building ficarei eternamente grato.
meu e-mail: gabrielmesquitadacosta@gmail.com
gostei do blog.