quinta-feira, janeiro 19, 2006

sublinhado (8)

"«Pois é. Mas pelo menos vais ser publicado em Portugal. Alguma coisa a opor?»
«Não, nada. Pessoa é um dos meus escritores preferidos. Deitaram abaixo Salazar e agora têm um governo decente. O terramoto de Lisboa inspirou Voltaire a escrever Candide. E Portugal ajudou milhares de Judeus a fugirem da Europa durante a guerra. É um país bestial. Eu nunca lá estive, é claro, mas, queira ou não queira, é lá que eu vivo agora. Não, Portugal é perfeito. Do jeito que as coisas se têm passado nos últimos dias, só podia ser Portugal.»" (pág. 132)
A Noite do Oráculo (Asa), Paul Auster
peço desculpa, mas este tenho que comentar:
parêntesis 1: "... e agora têm um governo decente." (vai sendo democrático, dentro dos possíveis...) ???
parêntesis 2: "E Portugal ajudou milhares de Judeus a fugirem da Europa durante a guerra." (o Blaufuks iria gostar de ler isto... alguns passaram, e a quantidade astronómica de vistos recusados pelo governo português da altura? Podem ver a cara de alguns dos rejeitados aqui.)
parêntesis 3: "É um país bestial. Eu nunca lá estive..." (eu diria é um país simpático, bestial é demasiado... que nunca cá esteve nota-se!)
parêntesis 4: Será que todos os estrangeiros têm uma opinião tão lisonjeira de Portugal? Humm...

Sem comentários: